segunda-feira, 3 de novembro de 2008

RUINAS DO CEMITÉRIO DE ITAPYREMA

Itapyrema foi um povoado formado no ano 1822, quando caravanas vinda de Minas Gerais, beirando pelo baixo do rio Tietê, entraram no vale do corrego Fartura, formando o povoado de São João da Fartura, que futuramente veio se tornar Itapyrema, a caravana era constituida de carpinteiros, ferreiros e homens de trabalho, vieram todos liderados pelos irmãos Bandeirantes José e Joaquim Gonçalves de Souza.
Em 1902 ouve o pedido para elevar o povoado a categoria de a distrito de paz, que veio acontecer quatro anos mais tarde em 1906. Mas foi no ano de 1909 que sua população exigia a transferencia do distrito pra Monte Bello, para o qual a população migrava, um povoado proximo e bem mais atrativo economicamente.
Itapyrema deixou de existir oficialmente no ano de 1938 quando não aparecia mais nos anuarios estatisticos. Hoje de Itapyrema só restou um tumulo do seu antigo cemiterio, o antigo povoado tornou-se hoje uma propriedade rural, que pode ser encontrado no trecho da viacinal que liga Nova Itapirema a Mendonça.

Nenhum comentário: